Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, entrou no capital do Banco Português de Investimento (BPI), adquirindo ao Banco Comercial Português a posição de 9,69 por cento que este detinha no grupo liderado por Fernando Ulrich. [Público.pt]
George Ayittey tem uma excelente palestra no TED (transcrição em inglês aqui) onde divide a história recente de África em duas gerações: as chitas e os hipopótamos. Enquanto que as chitas são a nova geração mais dinâmica e com menos tolerância a problemas como corrupção, e que quer mudar o rumo dos acontecimentos no continente, os hipopótamos, a geração mais antiga, são as actuais elites ainda agarradas ao imperialismo e ao colonialismo, mas que apenas se limitaram a colocar a si próprios, e a um círculo fechado, no lugar dos colonizadores europeus.
Apesar de Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, ser uma pessoa jovem, dificilmente, por se limitar a favorecer o facto de fazer parte do círculo fechado do poder em Angola, se poderá colocá-la na geração das chitas que querem mudar o rumo do continente.
Sem comentários:
Enviar um comentário